domingo, 27 de outubro de 2013

CONCEITO ESTÉTICO DO "BELO"

Vênus de Milo, mármore,
altura 202 cm.,
 encontrada em Milo, 130-120 a.C.,
 Museu do Louvre.

Padrão de beleza clássica,
 especialmente pelo uso da
seção
 áurea para determinar
as proporções.


O belo é um conceito relacionado à determinadas características visíveis nos objetos (ou seres). Historicamente, é o fruto maior da estética clássica, grega e romana.
Foi desenvolvido pelos filósofos gregos e exemplarmente demonstrado em suas escultura, arquitetura e pintura. Estas obras seguem sendo, passados mais de dois mil anos, os paradigmas dos objetos belos.
Eu posso gostar do que é feio, do que é amargo ou assustador, portanto não é o gosto que define o que é belo.
Acompanhando a milenar tradição clássica, podemos definir o belo formalmente, isto é, a partir de certas características das formas dos objetos.
Padrão de beleza clássica, especialmente pelo uso da seção áurea para determinar as proporções.
Estando presentes estas características, o objeto tem larga chance de ser belo. Posso não gostar dele, posso considerá-lo frio e distante como um estranho extraterrestre alheio às imperfeições e paixões da vida, mas ele adequa-se aos critérios de beleza de 20 séculos de arte e arquitetura.

Três destas características formais são a ordem, a simetria e a proporção. Pensadas na Grécia clássica, estas três categorias atravessaram milênios de história, informando muita da arte gótica, renascentista, neoclássica etc. até os dias de hoje.


Texto de João Werner


Fonte: http://www.auladearte.com.br/estetica/belo.htm#ixzz2iuu8OkCB
Under Creative Commons License: Attribution Share Alike



Nenhum comentário:

Postar um comentário